Aula: A geometria dos ângulos
Ano/ Série: 6ª série / 7°ano do Ensino Fundamental II
Data: 16/06/2013
Horário: Período da manhã.
Números de alunos: 35 alunos.
Objetivos: Desenvolver nos alunos definições da medida de um ângulo, estimativas e uso dos instrumentos geométricos em resoluções de problemas.
Justificativas: Desenvolver nos alunos as habilidades e competências necessárias para a compreensão e definição da medida de ângulos; estabelecer relações entre as áreas do conhecimento e a tecnologia, envolvendo a história da matemática como narrativa.
Tempo Previsto: 10 horas/aulas ( sala de aula e laboratório)
Conteúdos e Temas: Estimativa, construção e medição de ângulos; desenhos geométricos ( paralelas, bissetriz, polígonos, ângulos); extensão do vocabulário geométrico.
Competências e Habilidades: Reconhecer e estimar medidas angulares em contextos e formas de linguagens diversificadas; estabelecer comparações e classificações como processo para a aquisição de vocabulário geométrico; desenvolver a motricidade fina por meio de instrumentos geométricos de desenhos; compreender os processos de resolução de problemas.
Estratégias: Resolução de situações-problema com instrumentos geométricos e com o raciocínio dedutivo; construção de jogos; uso do caderno do aluno; pesquisa no laboratório; exercícios de fixação buscando a contextualização.
Recurso Materiais: Lápis, borracha, régua, compasso, esquadro, transferidor, atividades xerocadas, papel quadriculado, textos diversificados, uso do caderno do aluno.
Recursos tecnológicos: Sites sobre desenhos geométricos e pesquisas de softwares.
Relatório "no laboratório": Registro das atividades pesquisadas, suas observações e conclusões.
Discussão " na sala de aula": Apresentação e discussão das atividades elaboradas e pesquisadas por eles. Uso do caderno do aluno como atividades complementares.
Avaliação: Observar as habilidades e competências que foram desenvolvidas e atividades realizadas; trabalhos em grupo e individual que poderão ser apresentados em, cartazes e maquetes; pesquisas em jornais, revistas, livros, panfletos, internet, outdoor, placas em geral; resolução de situações problemas por meio de jogos e competições. As narrativas seriam elaboradas em diferentes patamares e de acordo com a escolha do grupo de alunos, ou seja, sugestões como produções de textos e/ou confecções de cartazes que explanem as ideias principais do conteúdo pesquisado; manifestações das ideias por meio de debates; direcionamento de percurso onde se estabelecerá os comandos para a concretização da atividade proposta.
Recuperação: Retomada dos conteúdos de forma diversificada com envolvimento (auxílio) dos alunos que apresentaram um bom aproveitamento; exposição das ações realizadas em murais; premiação como estímulo e reconhecimento pela sua evolução e desempenho.
Atividades
Conhecendo os instrumentos de medidas (ângulos)
O
objeto capaz de medir o valor de um ângulo é chamado de transferidor, podendo
ele ser de “meia volta” (180º) ou uma volta inteira (360º).
CLASSIFICAÇÃO DE ÂNGULOS
Os ângulos são classificados de acordo com suas medidas:
Agudo: ângulo com medida menor que 90º.
Reto: ângulo com medida igual a 90º.
Obtuso: ângulo com medida maior que 90º.
Raso: ângulo com medida igual a 0º ou 180º.
Paralelas:
Bissetriz
de um ângulo: